sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Julio Viana participa de comemoração do MST


O candidato a deputado estadual Julio Viana (PT) participou, nesta manhã (13/08), da comemoração dos 15 anos de criação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Mato Grosso, realizada no Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário.
Na oportunidade, os presentes fizeram uma reflexão da relevância dos instrumentos de luta e das conquistas da classe trabalhadora. A participação da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), sob a presidência do candidato nesse período, também teve um momento de destaque. “É muito importante refletir sobre essa caminhada para insistir nesse processo no futuro com o mais alto compromisso com a luta desses trabalhadores”, afirmou.
Dentre as conquistas, Julio Viana citou o assentamento concedido a 40 mil famílias mato-grossenses, instaladas em uma área de 200 mil hectares. “Precisamos assumir que essas famílias agora produzem com dignidade por meio de diversas associações de produção e cooperativas”, disse. “É uma conquista significativa, mas insuficiente em relação ao contingente de 50 mil outras famílias de trabalhadores que ainda estão acampados”, completou.
Segundo Julio Viana, ainda é necessário avançar na qualidade da infraestrutura nos assentamentos por meio do oferecimento de assistência técnica e mecanismos de comercialização da produção agrícola, além de saúde, educação, transporte e segurança. “A reforma agrária não é só a redistribuição fundiária. É preciso uma transformação do processo produtivo no campo, principalmente por meio da agricultura familiar”, avaliou. “E isso só é possível com uma nova lógica de organização do Estado e das políticas públicas. É preciso entender que os investimentos em agricultura familiar devem ter o mesmo peso que àqueles destinados ao agronegócio”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário