terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um pouquinho de nós


*Por Tânia Pasqualini


Conheci o Julio Viana, primeiro de nome – pelas histórias que ouvia nas reuniões do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) - e depois, na campanha para a direção do sindicato, em 1997, mais de 16 anos atrás.
A partir daí, foi um convívio quase diário nas lutas pela categoria: viajamos pelo Estado, ouvindo rock no “toca fitas” (que coisa antiga) do carro, fizemos greves, ajudamos a construir a carreira dos profissionais da educação de Mato Grosso, conquistamos a profissionalização dos funcionários, tivemos netos e, discutimos... somos ambos muito geniosos, e isso nos rendeu horas de debates e tentativas de convencer um ao outro, sempre com solidariedade e companheirismo.
Tenho saudades do tempo em que eu, iniciante como conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT), lia para ele os pareceres, pedindo uma opinião: se não estavam muito extensos, se faltava alguma citação. Com o Julio fui vice-presidente do Sintep/MT e, quando ele indicou meu nome para concorrer à presidência da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT/MT), achei que estava brincando, mas ele disse que era perfeitamente possível, e foi.
Ao receber o convite para vir para Brasília, compor a equipe da SEB/MEC, ele foi a primeira pessoa com quem conversei. Enfim, falar do Julio é revirar a minha história com o sindicato, a CUT, o Conselho Estadual de Educação. É lembrar passagens de muita tensão e também emoção. Da emoção de quem chorou junto, riu junto, lutou junto e, com toda a humildade orgulhosa que se possa ter, construiu junto uma nova história na Educação pública de Mato Grosso.

* Tânia Pasqualini é consultora do Ministério da Educação (MEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário